Psicoterapia

Na psicanálise, buscamos encontrar as causas do sofrimento que o paciente vive. Grande parte das vezes, essas causas estão inconscientes. Quer dizer que estão esquecidas ou reprimidas e, por causa disso, não podem ser devidamente resolvidas. Desse modo, é comum dizermos que o objetivo da análise é transformar o inconsciente em consciente.

Um dos principais objetivos da psicoterapia é trazer para a consciência aquilo que permanece inconsciente na mente da pessoa. Apenas assim os sofrimentos podem ser trabalhados e solucionados.

As sessões acontecem, geralmente, uma vez por semana, durante 50 minutos, aproximadamente, na qual a pessoa é convidada a dizer tudo que lhe ocorre na mente. Tudo o que é trabalhado nas sessões – salvo questões extremas – é mantido em absoluto sigilo. Justamente por isso, a terapia deve ser um espaço onde a pessoa possa expressar o que lhe vier à mente, sem medo de julgamentos ou consequências negativas.

Para alguns casos, devido a diversos motivos, trabalho também com a temporalidade de 30 minutos por sessão, semanalmente. Essa modalidade surgiu como substituição aos pacientes que pediam sessões quinzenais como alternativa.

Juntos, paciente e psicólogo buscam formas de superar as causas do adoecimento sem recorrer necessariamente a medicamentos (que só podem ser receitados por um médico, preferencialmente um psiquiatra). A análise, por assim dizer, é um processo natural que objetiva uma melhora na qualidade de vida da pessoa, no autoconhecimento e compreensão daquilo que habita o inconsciente da pessoa. Quer saber mais sobre psicoterapia e psicanálise? Clique aqui!!!

Precisa de mais informações? Entre em contato comigo. Sinta-se a vontade para perguntar ou agendar sua sessão. Estou à sua disposição!