Como funciona a psicoterapia?
Uma situação que ocorre com frequência, tanto pessoalmente quanto pelas redes sociais é essa: muitas pessoas me perguntam como funciona a psicoterapia. Existe uma certa mística, nos dias de hoje, em torno do psicólogo. Em partes por desconhecimento, mas em partes também por (pelo menos onde eu vivo) uma espécie de novidade…
Há aqueles que pensam que psicólogo é para louco. Bem, apesar dos psicólogos também trabalharem com aquilo que a linguagem popular chama de “loucura”, esse não o nosso principal público. Via de regra, psicólogo é para qualquer pessoa que busque uma solução para um problema em sua vida – seja ele de saúde mental ou não.
Isso significa que o psicólogo vai resolver os seus problemas? Não exatamente. A verdade é que, na maioria dos casos, a solução para os conflitos, psíquicos ou não, está ao alcance da própria pessoa. O que acontece é que ela precisa de uma ajuda para enxergar. É isso que os psicólogos chamam de “superar as resistências”! Boa parte da psicoterapia envolve a superação dessas resistências.
Mas como isso é feito? Em primeiro lugar, psicólogos não receitam remédios. Isso é papel dos psiquiatras, pois o campo de atuação deles é muito mais voltado para o corpo e a fisiologia. Possibilitar que a pessoa fale sobre os problemas os quais está vivendo é a principal estratégia do psicólogo, seja qual for o método de trabalho dele.
Isso significa que o psicólogo só ouve? Longe disso. Ao psicólogo cabe, com especial dedicação, a tarefa de ouvir tudo aquilo que o paciente quiser e precisar dizer. Mas também, o psicólogo deve apontar à pessoa suas compreensões, explicações do ponto de vista da psicologia, questionamentos sobre caminhos a seguir e orientações, quando possíveis. Tudo isso garantindo o sigilo absoluto do que for dito durante a sessão.
Falar nos faz senhores de nossa história, e não assujeitado à ela. Já podemos ouvir por aí que todos deveriam fazer terapia. O que acha de você também começar? Os caminhos que busca podem estar justamente dentro de você. Talvez, só precise de uma ajuda para encontrá-los.